Papel Canson

EM TELA OU NO PAPEL, NA PEDRA OU NO MURO, QUALQUER MATERIAL SERVE DE SUPORTE PARA A ARTE E DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DA PROPOSTA DE SEUS CRIADORES.

O PAPEL É A MATÉRIA PRIMA DE QUALQUER ARTISTA, DOS ESCRITORES E POETAS QUE REDIGEM EM SUA SUPERFÍCIE AOS FOTÓGRAFOS QUE IMPRIMEM SUA VISÃO NESSE INSTRUMENTO.

PÕE-SE, PORTANTO, UMA DIMENSÃO MAIS LARGA NA ARTE E NO SEU APROPRIADO PAPEL, QUE NÃO SÓ ESTÃO A SERVIÇO DA ARTE, MAS DE TODOS OS RAMOS DO CONHECIMENTO, INFORMA SOCIEDADES, MEDIA CONTEXTOS POLÍTICOS, DIFUNDE A ARTE, CULTURA, RELIGIÃO.

POR SER TÃO COMUM E ROTINEIRO NÃO VALORIZAMOS SEU POTENCIAL PLÁSTICO.

LEVE, DELICADO, MÚLTIPLO, MALEÁVEL, SÃO INÚMERAS AS MANEIRAS DE UTILIZÁ-LOS E. ALÉM DO POPULAR FOLHA SULFITE, O SUPORTE, EM QUESTÃO DEMANDA UM INVESTIMENTO MAIS SIGNIFICATIVO.

O ARTISTA QUE USA O PAPEL COMO SUPORTE – DESDE O DESENHO, TINTA ACRÍLICA, O GUACHE, A AQUARELA, PASTEIS, CRAYONS, GRAVURAS, AOS CORTES AO LASER ATÉ AS ESCULTURAS, PERCEBEM SUA FUNCIONALIDADE EVIDENCIANDO POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS FANTÁSTICAS.

NA AQUARELA POR EXEMPLO SE PERCEBE COMO O PAPEL INTERCEDE DIRETAMENTE NA PRODUÇÃO, A COMBINAÇÃO DA DESTREZA TÉCNICA COM QUALIDADE DO PAPEL, É UMA PARCERIA DE SUCESSO, JÁ NA TÉCNICA DO LÁPIS DE COR, O LÁPIS BRANCO EM PAPEL PRETO, COM O OBJETIVO PARA DAR PROFUNDIDADE, TRABALHA A SOMBRA COM A PRÓPRIA COR DO SUPORTE.

TAMBÉM A ATUAÇÃO DO SUPORTE PAPEL NÃO É PASSIVA DENTRO DO PROCESSO DE GRAVURA, UMA LEVE PRESSÃO DE UMA FERRAMENTA NESTE SUPORTE JÁ DENUNCIA SUA QUALIDADE.

MUITOS GRAVADORES FAZEM EXIGÊNCIAS COM RELAÇÃO AO TIPO DE PAPEL A SER USADO EM SUAS OBRAS, ATESTANDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO NO RESULTADO FINAL.

OS GRANDES MESTRES DA GRAVURA BRASILEIRA LÍVIO BRAMO, FAYGA OSTROWER, OSWALDO GOELDI, IBERÊ CAMARGO, MARCELO GRASSMANN E MUITOS OUTROS QUE USARAM O PAPEL COMO EXPANSÃO DO ESPÍRITO CRIATIVO, TODOS LIGADOS AO MUNDO DO PAPEL, SÃO UNÂNIMES EM CONCORDAR QUE É NECESSÁRIO CONHECER OS MAIS VARIADOS TIPOS DE PAPEL, SUA CONSTITUIÇÃO, TEXTURAS DIFERENTES POSSIBILITANDO AOS AMANTES DESSA TRADIÇÃO MAIS SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA.
ESSES ARTISTAS CORAJOSOS QUE ENCONTRARAM NO PAPEL O SUPORTE IDEAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS CARREIRAS UTILIZAM AS MAIS DIVERSAS TÉCNICAS DE
IMPRESSÃO: A XILOGRAVURA, A GRAVURA EM METAL, A SERIGRAFIA, A LITOGRAVURA, O BURIL, ETC..

DENTRE ALGUMAS QUALIDADES DO PAPEL APONTAMOS  TAMBÉM A VANTAGEM DA RAPIDEZ EM QUE ESSE TIPO DE MATERIAL ABSORVE, TINTA E GRAFITE, E O DOMÍNIO DA TÉCNICA NESTE SUPORTE É O MAIS FÁCIL, PORQUE O TAMANHO UTILIZADO PARA A PRODUÇÃO É USUALMENTE MENOR.

O SUPORTE ELEITO PARA O FAZER ARTÍSTICO, O PAPEL, SEGUE ATÉ HOJE CUMPRINDO A MISSÃO QUE LHE É CONFIADA.